Tuesday, May 6, 2008

Um cheirinho das diferenças

Porcos na praia, cabras no meio da rua, gatos entre os corn flackes nas prateleiras do super-mercado. Eu sei que parece surreal, mas juro que é verdade!



Ouvir “malai, malai” sempre que se sai de Díli, porque as crianças, como não costumam ver estrangeiros, ficam histéricas a gritar e acenar imenso.

Comer arroz que veio de uma bacia. Não haver faca nos talheres disponíveis, usam só garfo e colher, faca é coisa de malai.

Ver uma concentração de pessoas muito exaltadas com dólares na mão – pessoal a apostar nas lutas de galos. Claro que é um desporto interdito a mulheres

Campas nos jardins das casas. Também existem nas bermas das estradas a marcar os lugares onde houve atropelamentos/acidentes.

Pequenas mudanças: bananas vermelhas, beringelas verdes, koalas em vez do pico nos chocapics.


Cumprimentar toda a gente na rua. “Bom dia..Boa tarde”, um simples adeus quando vamos de carro. Em Díli acontece, fora de Díli é o normal.

As pessoas de mãos dadas, principalmente as mais novas. Primeiro pensei que eram só as meninas, mas não, é indiferente.


O clima, claro! Dos trópicos, como adoro :) As montanhas verdes a recortar o mar, mar de um azul turquesa incrível. Vejam bem a cor do de jaco, a ilhota na ponta este de Timor.


Mas nada supera isto:

“A rendição de Gastão Salsinha foi celebrada no comando conjunto em Díli, Timor-Leste, com uma festa que juntou os captores e os capturados da operação “Halibur” em torno de muita cerveja e muita música…"Houve muita cerveja, muita música e karaoke” afirmou um elemento das forças que, durante quase três meses, perseguiram os fugitivos do 11 de Fevereiro…Durante o jantar com oficiais do comando conjunto, militares e policias timorenses confraternizaram e abraçaram os 13 fugitivos...” (Jornal Nacional Semanário)

3 comments:

Anonymous said...

Viva Gaspar!

Obrigado por partilhares connosco a tua peregrinação com perfume tropical. Dá vontade de visitar...

Se por acaso deparares com algumas das famosas casas em palafita, tira fotos.

Um grande abraço,

Gonçalo
(gch)

António said...

E pá, no fundo no fundo a lição de vida que tiramos é que o alcool é a solução para os nossos problemas. Por isso é prestar atenção e tratar de bebermos!

Ana said...

As bananas são exóticas.
O koala nos chocapics também :)
Agora a história da rendição é muito surreal... parece mais um grande festão :D