Wednesday, April 16, 2008

A música

Foi uma pergunta que já algumas pessoas fizeram, qual é a música em Timor? Acho que o género mais adequado para o cenário e estilo de vida é o reggae. Paz, calma, relaxe, ritmo lento…Quase não se ouve música feita cá, ouve-se alguma indonésia nos táxis e nos bares ouve-se a que passou na Europa há uns anos ou, pelo menos, há uns meses. Também se ouve no bar das quintas-feiras um grupo reggae. Parece haver muitos timorenses fãs da onda rastas-reggae-jamaica.

Hoje descobri que Timor pode ter outro som. Pus o meu ipod (sim, estou a usar a prenda :)) com electro bom para correr e de repente parecia que estava em Madrid a curtir Tiga ou no Sudoeste em Groove Armada. O objectivo era correr a marginal, de Dili à praia da areia branca, acho que são uns 6kms. Claro que na minha forma tive que passar para passo algumas vezes, mas cumpri a missão e cheguei a tempo do mergulho + água de côco ao pôr-do-sol.

Já pude ir uma grande parte na estrada que se está a fazer. Qual a razão para fazer uma estrada nova? Os buracões que tinha a outra? Seria porque há partes onde a montanha resvalou e há grandes pedras no meio da estrada? (como em muitas). Não, muito mais importante. Volta amanhã o presidente e os timorenses querem fazer uma gracinha (não vão haver algumas aulas para eles se poderem alinhar na rua a saudar o Ramos Horta! (em que ano estamos?!)) Acontece que só se devem ter lembrado disso há pouco tempo, então meia dúzia de dias, a trabalharem, literalmente, dia e noite, tiveram que chegar para alcatroar a estrada que leva a casa dele (ou que nos leva à praia). Acho que se vai desiludir um pouco porque foi feito tão a pontapé que há partes em que ainda só alcatroaram um sentido. Devem querer aproveitar amanhã enquanto ele estiver a almoçar para arranjar o resto.

Voltando à musica. Quando vim para casa de táxi a banda sonora foi variada, mas quando estava a chegar, num táxi em que o taxista mal arranhava o português, começa a sair do seu leitor de cassetes a versão mais pimba que se consiga imaginar de “Lá em cima está o tiroliroliro…cá em baixo está o tiroliroló”….Juro!!


3 comments:

António said...

Mais uma vez estou a ver que ao menos a nossa passagem por Timor deixou algo para trás. Desenrrascanso sim senhor.

Já agora é nesta altura que desejamos-te muito mal à conta de andares ai ao sol e afins? :)

É verdade, e o mergulho, já andaste a fazer?
E outra coisa que ainda não falaste. Das tuas instalações, quer o alojamento quer da dita universidade!

Unknown said...

Mto bom, essas fotos estao geniais. e tb Vejo que aprecias o momento, a calma, os passeios de bici...
Contudo admito que me custa reconhecer um Gaspar, reformado das 'parties' (ou será reabilidatado!), nesse jovem escurito da bici e de moxila às costas, lol.
btw, parabéns pelo Sporting, parece que nos encontramos na final.
Abrs,

Gaspar Lencastre said...

sergio?! quem é o sérgio? assume-te pá! assina xé, senão ninguém te identifica :p
Claaro que não é um gaspar reformado, assim que houver festa já sabes que estou lá puto :) mas enquanto temos recolher obrigatório...Vou conhecendo o resto!

O mergulho espero começar para a semana, hoje comprei a minha ganda máscara e barbatanas!

Abraços