Friday, July 4, 2008

As Filipinas





Depois da confusão da Indonésia, da correria da Malásia e do luxo de Singapura, achamos que era altura para descansar nas Filipinas. Praia, mergulho, snorkeling, noite...A cultura tem que esperar um pouco.




Aqui a única visita com propósito histórico foi à ilha onde mataram o Fernão Magalhães. Apesar deste ser, provavelmente, o navegador português mais conhecido no mundo, aí na terra não o estudamos com muito relevo. Acho que até se percebe, de certeza que os brasileiros também não idolatram o Deco. A verdade é que, seja pelo que for, o homem vendeu-se aos espanhóis. Esses deixaram cá um monumento a celebrá-lo, ou a celebrar o seu Hernando de Maggallanes. Os filipinos ressabiados construíram, mesmo à frente do monumento deixado por nuestros hermanos, uma estátua do índio que o matou, Lapu - Lapu. A ilustrar a manifestação anti-colonialista escreveram por baixo alguma coisa parecida com "O primeiro filipino a expulsar o invasor europeu". Outra homenagem que lhe fizeram foi chamar Lapu-Lapu a um dos melhores peixes que comi neste sudeste asiático.



Aos que protestaram pela proeminência da minha voz no video da "Casa Portuguesa", têm que pensar que o importante foi a alegria que o senhor sentiu por ver que a música que ele sabia era (mais ao menos ) conhecida por nós :p

2 comments:

Anonymous said...

Vejo que a odisseia continua. Que riqueza acumulas! Que conhecimento adquires! Que mundos conheces! É bem :)
Dessa Singapura tenho saudades, porque dos outros locais, infelizmente, nada conheço.
Quando voltas ao relvado, com os deliciosos golos acrobáticos ; )?

ABraço e continuação de boas navegações

Cristóvão

Gaspar Lencastre said...

:) volto a Portugal dia 3 de Setembro. Não sei é se serei capaz de chutar uma bola porque, tirando uns 2 ou 3 jogos em Timor, o desporto tem sido zero. Mas prometo tentar :)
Grande abraço